domingo, 20 de março de 2011

Festival comemora imigração árabe no Brasil

Começou nesta sexta-feira (18) na capital paulista uma vasta programação cultural para comemorar o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Haverá desde palestras e shows até homenagem a descendentes.
Isaura Daniel isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O grupo Mabruk vai fazer espetáculo de dança, o calígrafo Moafak Dib Helaihel via lançar seu livro de caligrafia, o ator Uynes Chami vai contar suas histórias, os grafiteiros Gregone, Neo, Smesh, Jota, Her e Frenesi mostrarão um painel sobre os árabes, africanos e sul-americanos, e até o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, vai falar. É mais ou menos assim, com uma vasta programação cultural, protagonizada por autoridades e especialistas em cada um dos temas, que acontece, a partir desta sexta-feira (18) até o dia 31 de março, em São Paulo, o 2º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe. A curadoria e realização é da Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (Bibiaspa).

"É uma grande oportunidade para enfatizarmos a relevância das sociedades árabes no Brasil, as semelhanças e proximidades, as influências na língua, literatura, artes, música, entre tantas outras expressões", afirma o coordenador do festival e diretor da Bibliaspa, Paulo Daniel Farah. O festival acontece anualmente para comemorar o Dia Nacional da Comunidade Árabe, instituído por lei para 25 de março. "A data não foi escolhida por acaso", diz Farah, lembrando que a 25 de Março, rua de comércio formada principalmente por árabes e imigrantes na capital paulista, tornou-se uma espécie de República Árabe.


A edição do festival deste ano, que terá programação em diversos pontos da cidade, será maior do que no ano passado e terá alguns destaques, como a exposição "Islã: Arte e Civilização", maior mostra de arte islâmica já realizada na América Latina, além de um painel sobre o papel do Brasil nas transformações dos países árabes pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, na próxima terça-feira (22), na Universidade de São Paulo (USP), e uma homenagem a personalidades importantes da comunidade árabe, que receberão uma medalha comemorativa dos 130 anos da presença árabe na América do Sul do chanceler brasileiro, também na terça, na sede da Bibliaspa.


Os homenageados serão o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Schahin, Paulo Farah, que também é escritor, o estudioso e escritor Benjamin Abdala Júnior, o jurista João Grandino Rodas, a filósofa Marilena Chauí, os escritores Milton Hatoum e Raduan Nassar, o médico Riad Younes e a fundadora do Hospital Sírio Libanês, Violeta Jafet. "Para mim será uma honra receber esta homenagem porque demostra também admiração pelo trabalho da Bibliaspa, estimula-nos a prosseguir e ampliar a atuação", diz Farah, comentando também a homenagem a Schahin. "É um exemplo de grande empenho em prol do desenvolvimento do Brasil e dos países árabes", afirma Farah, destacando a atuação de Schahin em várias áreas, desde empresarial até beneficente.


Outro destaque da programação é a exposição "Os povos árabes, africanos e sul-americanos pelo olhar da street art", um grande painel artístico feito pelos grafiteiros Gregone, Neo, Smesh, Jota, Her e Frenesi na Bibliaspa, com revelação de linguagem contemporânea destes três povos. Nesta sexta-feira pela noite, a partir de 20h30, eles apresentação o painel, na sede da Bibiliaspa, falarão sobre o seu desenvolvimento e exibirão um filme. A abertura da mostra como um todo também acontece nesta sexta-feira pela noite, com apresentação musical e recital poético, na sede da Bibliaspa.


Também é destaque o lançamento do livro "Caligrafia Árabe", de Moafak Dib Helaihel, publicado pelas Edições Bibliaspa em quatro idiomas. Haverá uma exposição sobre caligrafia entre os dias 18 de março e 04 de abril, na sede da Câmara Árabe, e também na Bibliaspa, entre 18 de março e 20 de maio, além de palestra sobre o tema, no dia 23, no Centro Cultural Banco do Brasil, e lançamento do livro, no dia 24, na sede da Bibliaspa pela noite. Também é destaque a presença de escritores renomados de origem árabe na programação. "Tradicionalmente os povos árabes valorizam a literatura, as artes, de modo que as gerações são influenciadas por suas famílias, pelos antepassados", afirma Farah.


Há ainda uma vasta opção para o público, no festival, de apresentação de espetáculos de dança e música, recitais de poesia, mesa-redonda, contação de histórias, exposição de fotos, peças de teatro, mostra de cinema, palestras e oficinas, tudo com abordagem especial sobre árabes e sul-americanos. A peça "Em que instante Deus criou as orquídeas", com fragmentos do livro de Milton Hatoum "Relato de um certo Oriente", será apresentada no sábado (19), no Instituto Cervantes, e também no dia 25 de março, no Espaço Bibliaspa.


"O grande fruto deste festival é promover uma maior compreensão acerca dos povos e suas culturas, além da possibilidade de refletir sobre as manifestações culturais árabes e as contribuições dos imigrantes no contexto sul-americano", diz Farah, reforçando que a intenção do evento é fortalecer também o vínculo entre a América do Sul e os Países Árabes com base no respeito à diversidade cultural e nos laços históricos, além de promover a cultura da paz por meio da aproximação dos povos. "Visualizamos um mundo que vive em harmonia, que vê a diversidade como elemento de força para a riqueza e para o bom convívio social em qualquer parte do planeta", afirma.


O festival tem apoio da Unesco, Câmara Árabe, Prefeitura Municipal de São Paulo, Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Cultura e
Governo Federal. A programação é aberta ao público e gratuita. (Veja programação completa no site abaixo)

Serviço:

2º Festival Sul-Americano da Cultura Árabe
De 18 a 31 de março
Realização: BibliASPA, Rua Baronesa de Itu, 639 - Santa Cecília - SP
Informações: (11) 3661 0904
Programação: www.festivaldaculturaarabe.org

Fonte: site do Itamaraty - www.itamaraty.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário